Donald Trump fecha o espaço aéreo Venezuelano neste sábado(28)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado (29) para que companhias aéreas considerem o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela fechado, aumentando a tensão para uma ação iminente dos EUA contra o país governado por Nicolás Maduro.

O governo Trump considera o presidente da Venezuela líder de uma organização narcoterrorista, o Cartel de los Soles. Esse argumento vem sendo usado para justificar a ampliação da presença americana no sul do Caribe (veja mais abaixo).

O comentário feito na rede Truth Social, da qual Trump é dono, também foi destinado a "pilotos, narcotraficantes e traficantes de pessoas". Veja a íntegra:

"A todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas: considerem o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela totalmente fechado. Obrigado a todos pela atenção a este assunto".

No dia 21 de novembro, o governo Trump emitiu alerta para que as companhias aéreas "exercessem cautela" e evitassem sobrevoar o espaço aéreo venezuelano. Porém, o uso da expressão "espaço aéreo fechado" usada por Trump hoje não havia aparecido naquele primeiro momento.

G1