O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, gerou forte repercussão negativa em dezembro de 2025 ao proferir declarações ofensivas contra o estado do Maranhão e a região Nordeste.
Durante participação no podcast 3 Irmãos no dia 23 de dezembro de 2025, o parlamentar comparou o Maranhão ao estado de Santa Catarina e afirmou que o estado nordestino "é uma b#st*". Bilynskyj também alegou que os estados do Sul e Sudeste "sustentam o Norte e o Nordeste", utilizando argumentos que foram classificados por críticos e políticos como xenofóbicos e preconceituosos.
Reações e Consequências
O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), emitiu uma nota afirmando que as falas ferem o pacto federativo e o espírito democrático.
O deputado federal Duarte Júnior (PSB-MA) anunciou que acionará o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra Bilynskyj devido às declarações.
Diversos parlamentares e comentaristas rebateram a afirmação do deputado de que a Bahia sempre foi governada pela esquerda, apontando imprecisões históricas em seu discurso.
Histórias anteriores semelhantes incluem ofensas do deputado Éder Mauro (PL-PA) contra a Bahia em 2023 e falas do ex-presidente Bolsonaro chamando governadores nordestinos de "paraíba" em 2019.
Da Redação
