O fim de semana de 24 e 25 de janeiro de 2026 será marcado por instabilidade climática em diversas regiões do Brasil, com a manutenção de chuvas volumosas em alguns pontos e a elevação gradual das temperaturas em outros.
A atuação de áreas de baixa pressão e a umidade elevada favorecem a persistência de precipitações:
-Região Norte: Chuvas bastante volumosas são esperadas em todos os estados, fenômeno característico do "inverno amazônico" nesta época do ano.
-Sudeste e Centro-Oeste: O tempo deve ficar firme pela manhã, mas há alta probabilidade (cerca de 75%) de pancadas de chuva isoladas e trovoadas durante a tarde e noite. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o sol aparece entre nuvens, seguido de temporais típicos de verão.
-Região Sul: Uma nova frente fria deve trazer chuvas mais generalizadas, especialmente a partir de domingo (25), após um sábado de tempo instável.
Retomada do Calor
Após um período de temperaturas mais amenas no Centro-Sul, o calor volta a ganhar força: Elevação Gradual: As máximas devem subir progressivamente, atingindo entre 28°C e 30°C em grande parte do Sul e Sudeste já no domingo. No Mato Grosso do Sul, os termômetros podem registrar até 39°C antes da chegada de possíveis tempestades no fim do domingo. A região Nordeste permanece com tempo firme e seco no interior, com calor intenso e temperaturas acima da média histórica, enquanto o litoral pode registrar chuvas passageiras.
Da Redação
Foto: Previsão do tempo: muita chuva no Centro-Oeste e Sudeste; frio no Sul do país