O número oficial de fatalidades decorrentes das severas tempestades de inverno nos Estados Unidos subiu para 30 mortos. A maioria das fatalidades foi registrada em decorrência de acidentes de trânsito em estradas congeladas, exposição extrema ao frio (hipotermia) e incidentes relacionados a quedas de árvores e fiação elétrica.
Estados Mais Afetados
O Tennessee e o Kentucky concentram o maior número de vítimas, seguidos por estados do Meio-Oeste e do Nordeste americano. Impacto na Infraestrutura: Milhares de pessoas permanecem sem energia elétrica e os serviços de transporte continuam operando com atrasos significativos.
O que causam essas tempestades de neve avassaladoras
As fortes tempestades de neve nos EUA, frequentemente chamadas de "winter storms" ou "blizzards", são causadas principalmente pelo encontro de massas de ar com características opostas e por fenômenos meteorológicos específicos:
-Encontro de Massas de Ar: Ocorrem quando o ar ártico frio e seco vindo do Canadá desce em direção ao sul e colide com o ar tropical quente e úmido vindo do Golfo do México ou do Oceano Atlântico.
-Ciclones Extratropicais: A subida do ar quente sobre o ar frio cria sistemas de baixa pressão. Quando esses sistemas se intensificam rapidamente na costa leste, são conhecidos como Nor'easters.
-Efeito Lago (Lake-Effect Snow): Comum na região dos Grandes Lagos, ocorre quando ventos gélidos passam sobre as águas mais quentes dos lagos, absorvendo umidade e despejando-a como neve pesada ao atingir a terra.
-Correntes de Jato (Jet Stream): Mudanças na posição da corrente de jato podem "empurrar" o ar polar para latitudes muito baixas, mantendo as temperaturas baixas o suficiente para que a precipitação seja de neve em vez de chuva.
Da Redação
Foto: Sete estados dos EUA declaram emergência após tempestade provocar alerta de neve mais intensa em 10 anos — Foto: Andrew Harnik / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP